Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Vila do Porto: destaques da edição de outubro do jornal O Baluarte de Santa Maria

O primeiro lançamento-teste de foguetões atmosféricos a partir da ilha de Santa Maria é o principal destaque da edição de outubro/2024 do jornal O Baluarte de Santa Maria, com sede em Vila do Porto, Açores. Assim, a ilha açoriana de Santa Maria está a “transformar-se em plataforma de lançamento espacial para Portugal”.

A plataforma de lançamento, montada em Malbusca, foi operacionalizada pela primeira vez no final do mês de setembro, através dos lançamentos-teste promovidos pelo Atlantic Spaceport Consortium (ASC). Esta concretização é “a demonstração clara da crescente ambição e capacidade nacional no setor espacial”, disse o promotor dos lançamentos. E, acrescentou, “constitui um significativo marco na história da industrial nacional”.

O foguetão, com 3,35 metros de comprimento e um peso à descolagem de 23 kg, foi impulsionado de uma plataforma elevatória móvel, tendo atingido uma velocidade superior a 400 m/s (1440km/h) e uma altitude de 5596 metros. Trata-se de um novo recorde para um foguetão totalmente desenvolvido e produzido em Portugal, segundo o ASC, entidade criada em 2020 para construir e operar um Porto Espacial a partir dos Açores. “A experiência adquirida com este lançamento permitirá aprimorar procedimentos operacionais e de segurança, abrindo caminho para um futuro promissor para a indústria espacial nacional.”

Outro destaque de capa do jornal foi a realização de um “Acampamento em Marte”, nos dias 17 e 18 de outubro, por 30 alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria. A iniciativa foi dinamizada pelo Expolab – Centro Ciência Viva e pela EMA Espaço, contando com o apoio logístico do ESERO Portugal, do Governo Regional e de outras entidades. Os alunos tiveram a oportunidade de treinar, comer e dormir como astronauta. Do treino fizeram parte atividades como montagem de estufa e hidroponia, recolha de amostras geológicas e programação de drones, recolha de imagens e modelação 3D.

E ainda a 39ª edição dos Colóquios da Lusofonia que aconteceu, de 2 a 6 de outubro, em Santa Maria, pela terceira vez, organizada pela Associação Internacional Colóquios da Lusofonia (AICL). A Biblioteca Municipal de Vila do Porto recebeu cerca de 45 participantes, “dos quais 35 autores açorianos ou açorianizados”. Nesta edição, foram homenageados Pedro Almeida Maia, autor AICL do ano, Helena Chrystello, numa homenagem póstuma à professora, antologiadora e escritora, e ainda Arsênio Puim, autor local.

Por fim, a petição para a “Proteção e requalificação da Praia Formosa, ilha de Santa Maria”. No dia 20 de outubro, um deslizamento de terras causou uma derrocada que destruiu parte do estacionamento da marginal na Praia Formosa. A petição foi criada na sequência desta ocorrência por Rui Parece Baptista e se dirige ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores.

Nas páginas internas, destaques ainda para a aprovação do protocolo de geminação entre os municípios de Vila do Porto e Alenquer; o lançamento do livro “Santa Maria: a construção de uma Base Aérea secreta nos Açores durante a 2ª Guerra Mundial”, por Pedro Gonçalves Ventura; a celebração anual em Santa Maria da Semana Mundial do Espaço (World Space Week), dedicada em Portugal ao tema “Espaço e Alterações Climáticas”; e a comemoração do Dia da Viola da Terra, com um concerto do grupo “Engengroaldenga” e mesa redonda sobre este instrumento.

 

 

 

Compartilhe:

Últimas postagens