Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Vila do Porto: Destaques da edição de janeiro do jornal O Baluarte de Santa Maria

O lançamento, em 18 de janeiro, do álbum “Nalgum Tempo”, pelo projeto instrumental açoriano Engengroaldenga, é o principal destaque de capa da edição de janeiro/2025 do jornal O Baluarte de Santa Maria. O projeto propõe uma viagem alternativa à Viola da Terra, explorando a sua versatilidade. Criado em 2018, já participou de vários festivais e outros eventos, nos quais promove a sua música e a Viola da Terra.

A sua música original é construtiva e rica ora em sonoridades tradicionais ora em ritmos alternativos, nos quais os sons das 12 cordas ressoam com uma energia contagiante. Alexandre Fontes e Rui Resendes são os dois jovens marienses que dão corpo a este projeto que já tem arrancado elogios de quem ouve. Apresentado na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, o álbum é totalmente composto por originais, são 10 temas, e tem como objetivo “marcar” todos os que ouvem o trabalho.

Outro destaque de capa é a freguesia de Santo Espírito que celebra a festa da sua padroeira Nossa Senhora da Purificação, ou Nossa Senhora das Candeias, como é vulgarmente conhecida. O ponto alto da celebração é a bênção das candeias que são acesas durante a missa, e que simbolizam o renovar da fé e a purificação dos presentes. Uma tradição da festa é a confeção das “candeinhas”, velas finas feitas de cera de abelha, algumas semanas antes pelos próprios paroquianos. Depois são distribuídas na missa ou têm como destino as comunidades estrangeiras.

E ainda a candidatura de sete municípios dos Açores, membros da Associação de Municípios Portugueses de Vinho, ao título de Cidade Europeia do Vinho 2026. A apresentação conjunta da candidatura, no dia 15 de janeiro, foi feita pelos municípios da Madalena, Lajes do Pico, São Roque, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa e Vila do Porto.

E por último o balanço positivo das Jornadas Parlamentares do PSD/Açores, em três dias de trabalho na ilha de Santa Maria. Carlos Rodrigues, deputado de Santa Maria à Assembleia Legislativa Regional, disse que o trabalho intenso abrangeu visitas aos vários setores de atividade econômica, como a economia espacial, solidariedade social, turismo e agricultura. Para ele, “o grupo parlamentar do PSD/Açores sai daqui com uma visão do que é Santa Maria, que é efetivamente uma ilha de oportunidades”.

Compartilhe:

Últimas postagens