Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Vila do Porto: destaques da edição de Fev. 2025 do jornal O Baluarte de Santa Maria

Os 36 anos do maior acidente aéreo registrado em Portugal, que aconteceu na ilha de Santa Maria, Açores, em 8 de fevereiro, é o principal destaque da edição de Fevereiro do jornal O Baluarte de Santa Maria. Um Boeing 707, da Independent Air, com 144 pessoas a bordo, se despencou no Pico Alto. O avião provinha de Bergamo, na Itália, e tinha como destino a República Dominicana, nas Caraíbas. Na altura do acidente, a aeronave preparava-se para fazer uma escala técnica no aeroporto de Santa Maria.

As causas do acidente nunca foram totalmente conhecidas, mas os relatórios da época dão conta de “Duplo Erro Humano”. O erro primordial terá sido do piloto, mas foram também levantadas suspeitas de que tivesse havido erro por parte do controlador. Atualmente, o que pode ser visto como marco do que ali aconteceu são os memoriais que foram erguidos, pelas famílias e pela embaixada, como forma de honrar os que lá perderam as suas vidas.

Outro destaque de capa é a iniciativa “A educação numa visão de futuro”, promovida, no início de fevereiro, pela Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação dos Açores (FAPA). Foram três momentos diferentes, envolvendo alunos do terceiro ciclo, alunos de secundário e, para terminar, uma palestra aberta a toda a população. Para Maria do Rosário Figueiredo, diretora da FAPA, “a educação não é um assunto que deve ser pensado apenas dentro dos portões da escola, mas fora deles, porque estamos a preparar jovens para trabalhar na sociedade”.

E ainda o I Congresso de Ovinocultura e Caprinocultura dos Açores, que aconteceu em Santa Maria. O encontro, organizado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos (ARCOA), aconteceu no final do mês de janeiro, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto. O principal objetivo é o desenvolvimento sustentável desta produção, para que possa ser rentável a quem a ela se dedica. Foram abordados temas como bem-estar e sanidade animal, produção de carne e de leite de pequenos ruminantes e transformação de produtos lácteos, valorizando os produtos regionais como a carne de borrego e o queijo de ovelha. Mas também se apelou à inovação para melhoria do produto que os criadores apresentam aos consumidores. Uma artista plástica convidada demonstrou a versatilidade da lã de ovelha, uma matéria-prima de excelência.

O último destaque mostrou que o presidente da Associação Cultural Maré de Agosto, Rui Jorge Parece Baptista, foi recebido em audiência pelo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro. Na ocasião, o líder do executivo açoriano destacou o papel da associação na promoção cultural da ilha de Santa Maria e na projeção dos Açores a  nível internacional. O governante reconheceu o impacto do Festival Maré de Agosto, não só enquanto evento de referência no panorama musical açoriano, mas também como impulsionador da economia local, sobretudo no setor de turismo.

 

Compartilhe:

Últimas postagens