A ilha de Santa Maria tem 41 Alojamentos Locais (ALs), oferecendo um total de 170 camas. “Este número de camas no AL de Santa Maria já é uma oferta incrível” e, “se nós tirarmos esses AL, ou parte deles, as unidades hoteleiras de Santa Maria conseguiriam absorver todos os que nos visitam? A resposta é não”, diz Emanuel Cabral, proprietário do Alojamento Local Quinta de São José, que participou do 1.o Encontro de Alojamentos Locais dos Açores, na ilha de São Jorge.
Recentemente, surgiu na ilha de Santa Maria o Artemov, um movimento constituído de um grupo de artesãos com o objetivo principal de promover e divulgar o artesanato mariense, de dar visibilidade ao artesanato local. “Em Santa Maria, foi nos anos 80 que o artesanato local começou a ganhar mais expressão, hoje são mais de duas dezenas de pessoas a dedicarem-se a esta atividade numa vertente tradicional, mas também numa vertente mais contemporânea.”
Surgiu no final de 2022 a Legumaria, que se dedica à produção biológica e cultivo de rebentos orgânicos (espécies de microvegetais, assim como os brotos), ricos em proteínas, micronutrientes e antioxidantes para uso alimentar. Foi fundada por Catarina Santos, formada em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa e com Pós-Graduação em Gestão e Marketing. Em Santa Maria, começou a cultivar germinados que passou a vender para empresários locais.