A comemoração do 25º aniversário (1998-2023) da Salvaterra (Associação de Desenvolvimento e Solidariedade Social Mariense) é o principal destaque da edição de agosto do jornal O Baluarte de Santa Maria. A Salvaterra foi constituída a 28 de julho de 1998 com a missão de promover o desenvolvimento local/rural, incentivar a formação socioprofissional da população, desenvolver atividades culturais e ações de interesse social, com vista a proteger os cidadãos na velhice, e apoiar e salvaguardar os públicos mais desfavorecidos e em situação de exclusão.
A instituição iniciou a sua atividade com a oferta de ATL´s (Atividades de Tempos Livres) e um Centro de Informática e, em 2004, inaugurou o Centro de Recursos Comunitários, na freguesia de Santo Espírito, que englobava costura, lavanderia, carpintaria e jardinagem. A partir de 2005, passou a ter disponível o Ateliê de Sapateiro. Em 2011, foi criado o Centro de Convívio de Idosos. Em 2013, foi inaugurada no centro de Vila do Porto a Loja Social que contempla a venda de roupa a preço simbólico, de artesanato e produtos hortícolas e ervas aromáticas, provenientes da horta social da Salvaterra.
Em 2018, o espaço do Centro de Recursos foi ampliado para atender ao aumento dos projetos e à diversificação das atividades. Em 2019, a Associação instalou no Quonset hut, nos terrenos do parque habitacional do Aeroporto, cedido pelo Governo Regional dos Açores, o ateliê de lavanderia , costura, tecelagem e tratamento de lã. A Salvaterra é presidida por Dulce Resendes que foi entrevistada pelo jornal O Baluarte.