Lançado, em 25 de junho, em Resende (Portugal) o livro “Memórias de um Combatente”, de José Ferreira, que cumpriu serviço militar em 1965-1967, como 1º Cabo Sapador, em Angola. O local do evento não poderia ter sido mais apropriado: o salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Resende; afinal, foi neste quartel onde José Ferreira frequentou a escola de bombeiro em 1961.
O livro aborda a experiência de cerca de dois anos de José Ferreira em Angola, nas formas de prosa, poesia e ilustrações. E faz parte de um projeto maior que começou em 2022, ano em que as professoras Fátima Soledade e Fátima Silva recolhem testemunhos de ex-combatentes e de familiares e amigos de combatentes mortos no contexto da Guerra do Ultramar. No caso dos combatentes mortos, Soledade e Silva começaram a faz pesquisa histórica, inclusive sobre o momento do falecimento.
Os testemunhos recolhidos e os resultados das pesquisas históricas são apresentados em cerimônias realizadas nas freguesias do concelho de Resende, em homenagem aos ex-combatentes.