Resende Costa: a magia do Natal Tecendo Luz 2023 pelas cores do artesanato
No ano que se comemora os 800 anos de criação do presépio, por São Francisco de Assis, a cena que retrata o nascimento do Menino
Visite o site
Visite o site
No ano que se comemora os 800 anos de criação do presépio, por São Francisco de Assis, a cena que retrata o nascimento do Menino
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, é o principal destaque da edição de novembro
Acaba de sair da gráfica o livro “Genealogia de Enredo Amoroso”, de Guilherme Jorge de Rezende, professor universitário aposentado. Um livro que descreve a ancestralidade de
A Festa do Rosário 2023, tradicional evento de Resende Costa, Minas Gerais, vai acontecer nos dias 3 a 5 de novembro, na Praça do Rosário.
A experiência em Portugal do jovem mestre marceneiro e entalhador mobiliário de arte sacra, Silviney Trindade de Almeida (37 anos), é o principal destaque da
O XIV Encontro de Bandas de Jacarandira, distrito do município de Resende Costa, Minas Gerais, aconteceu dia 1º de outubro, com a presença de oito
R. Maria da Costa Fernandes, 1-31
Resende Costa, MG
36340-000, Brasil
tel:+55 32 3354-2304
O antigo arraial da Lage, atual Resende Costa, surgiu no alto de um penhasco no final da primeira metade do século XVIII. No início, eram oito casas de fazendeiros construídas de pedra e uma pequena capela (inaugurada em 12 de dezembro de 1749 e dedicada a Nossa Senhora da Penha de França da Lage) nas adjacências de um cruzamento entre duas estradas utilizadas por tropeiros que passavam pela região com destino ao Rio de Janeiro e a Goiás e do Norte ao Sul da província.
Próxima às cidades de São João del-Rei e de Tiradentes, a antiga Lage teve como um dos primeiros moradores o Capitão José de Resende Costa (1730-1798), filho do patriarca da família no Brasil, João de Resende Costa, e de Helena Maria de Jesus, uma das “três ilhoas portuguesas” naturais da ilha do Faial (Açores). José de Resende Costa foi proprietário da fazenda dos Campos Gerais, onde nasceu seu filho, o também José de Resende Costa (1765-1841), neto do patriarca João. As primeiras famílias que se fixaram no arraial foram os Resende Costa, os Alves Preto, os Pedrosa de Morais e os Pinto de Góes e Lara. Achavam-se estas famílias ligadas entre si por laços de parentesco.
O nome da cidade é uma homenagem ao ilustre José de Resende Costa (filho), figura que se destacou na Conjuração Mineira ao lado do pai e daqueles que sonharam com a libertação da então colônia do império de Portugal. Degredado para a África, o inconfidente constituiu família na cidade de Praia, Cabo Verde. Mais tarde, retornou ao Brasil, onde foi deputado da 1ª Assembleia Constituinte e conselheiro do Império.
No dia 2 de junho de 1912, o distrito da Lage de Tiradentes alcançou sua emancipação política. Terra do artesanato, Resende Costa é também conhecida como uma das cidades da região de onde saem grandes nomes das letras e de outras tantas áreas do saber, da cultura e das artes. O resende-costense tece a sua história brincando com as teias do saber e trabalhando com a maior herança que se pode ter: a vocação para o saber.
O artesanato produzido em Resende Costa nasceu das mãos hábeis de tecedeiras, ou “moças roceiras”, escreveram Gustavo Melo e Silva e Micênio Carlos Lopes, no livro Tear: artesanato em Resende Costa. Segundo os autores, “as primórdias famílias que fundaram Resende Costa transmitiram para outras gerações de famílias a técnica e a arte de tecer artesanalmente”.
Os primeiros teares com pedais, feitos de madeira, foram trazidos pelos colonizadores portugueses. Com eles também chegaram os primeiros artesãos, munidos do conhecimento e dos objetos usados na preparação do algodão ou da lã, tais como a carda, o descaroçador, a roda de fiar, o argadilho e a lançadeira, também conhecida como navete. Rapidamente, a arte de tecer difundiu-se pela Colônia, nas vilas nascentes, nas fazendas ou nas aldeias indígenas, mas foi em Minas Gerais, à época do ouro, que ela se assentou como atividade expressiva.
No início dos anos 1980, a produção artesanal, que era predominantemente rural, passou por grandes transformações. As pessoas migravam do campo e, na cidade, passaram a ensinar o ofício a um número cada vez maior de pessoas, tornando o artesanato uma importante atividade econômica e uma atração turística. E os retalhos de tecidos, a lã e o algodão passaram a chegar à cidade pelas mãos de comerciantes, frequentemente os mesmos que revendiam as peças artesanais em outros lugares do país.
Em 2021, Resende Costa tornou-se oficialmente a “Capital Mineira do Artesanato Têxtil” (lei estadual) e, em 2024, ganhou o status de ”Capital Nacional do Artesanato Têxtil” (lei federal).
Fonte: Flávia Silva e André Eustáquio – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Informações turísticas
CAT – Centro de Atendimento ao Turista
Resende Costa – MG
Av. Alfredo Penido – Nossa Senhora da Penha,
Resende Costa – MG, 36340-000, Brasil
Telefone: +55 32 3354-2304
Acompanhe pelo instagram: A CIDADE DO ARTESANATO • Dedicado as melhores fotos de Resende Costa/MG
Visite o Catálogo da Prefeitura de Resende Costa, onde você tem: O Artesanato e sua história, Pontos turísticos, Onde comer e muito mais.
Visite também o site Tô na Trilha onde poderá ver Gastronomia, Hospedagem e outras informações.
Andreia Mosso
Alessandra Lommez
Antônio Egg Resende
Daniel Fonseca e Silva de Carvalho
Dauro José Buzatti
Domingos Barbosa
Fernando Chaves
Joaquim Alves
Jorge Manuel Santos Sousa Brito
José Melo
Marcos Rodrigues
Sergio Imperador