Os festejos de homenagem a Nossa Senhora do Rosário que aconteceram no dia 3 de novembro, em Resende Costa, Minas Gerais, foram o principal destaque da edição de novembro/2024 do Jornal das Lajes. Foi uma linda manifestação em que se entrelaçaram fé e cultura. No sábado de véspera, 2, último dia do tríduo preparatório, os congados Nossa Senhora do Rosário, São Cosme e Damião e Catupé Santa Efigênia realizaram o ritual de levantamento do mastro no adro da igreja do Rosário, prelúdio para o Dia Maior no domingo.
Nas primeiras horas da manhã do domingo, 3, já se ouviam pelas ruas do centro da cidade o rufar dos tambores e os cânticos típicos de louvores à Virgem do Rosário, entoados pelos ternos de congado que vinham chegando de diversas cidades da região. Cada terno com suas características típicas. Dentre eles, catupés, marujos e moçambiques, representando, através da dança e do canto, a cultura e a espiritualidade afro-brasileiras.
De acordo com os organizadores, 27 ternos de congado prestigiaram a festa deste ano, que contou com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e da Prefeitura Municipal.
Outro destaque foi a III Semana da Consciência Negra, entre 15 e 22 de novembro, em Resende Costa, que neste ano apresentou como tema “Celebrando as Múltiplas Contribuições”. O evento é uma realização do Movimento da Consciência Negra de R. Costa e da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), com o apoio da Prefeitura Municipal e do Sicoob Credivertentes. Rodas de conversa, palestras, oficinas, apresentações artísticas e culturais levaram os participantes a refletirem sobre a cultura e a diversidade afro marcaram o evento. Presenças de representantes do Movimento da Consciência Negra de Resende Costa, autoridades municipais e do Congado Catupé Santa Efigênia, liderado pelo capitão Zé do Baiano.
Ainda na capa a chamada das entrevistas com os vereadores mais votados de Resende Costa, Elson Antônio Ribeiro, Coló, e de São João del-Rei, Sinara Campos.