A vitória de Lucas Paulo e Paulinho barbeiro na eleição para a Prefeitura Municipal (equivalente a Câmara Municipal em Portugal e Cabo Verde) é o principal destaque de capa da edição de outubro do Jornal das Lajes de Resende Costa, Minas Gerais. Depois de uma campanha exaustiva por todo o município, conquistaram quase 80% (5.835 votos) do eleitorado, sendo consagrados numa votação histórica nas eleições do dia 6 de outubro último. O atual prefeito em exercício derrotou o candidato Emídio, da coligação PT, Avante, PCdoB e PV, que obteve 1.469 votos. Nesta edição, o JL entrevistou o prefeito eleito, que falou com exclusividade sobre seus projetos para o próximo mandato e, claro, contou de onde surgiu o lema que agitou os eleitores na comemoração da vitória: “Menino que não anda não vende picolé”.
Outro destaque é a Festa do Café com Biscoito da vizinha cidade de São Tiago, que atraiu mais de 100 mil visitantes e serviu cerca de 6,5 toneladas de biscoitos (mais de 100 variedades) e 2,5 mil litros de café. E ainda a ascensão do Athletic Club, de São João del-Rei, que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2025. “O coração de São João del-Rei bate mais forte e o som que se ouve é o hino do Athletic” (da crônica da jornalista Vanuza Resende).
Destaque também para a reportagem especial sobre o surgimento da técnica e a história do tapete de Arraiolos, em Portugal, que inspira, há décadas, artesãos do distrito de Jacarandira, em Resende Costa.