A décima edição da Mostra de Artesanato e Cultura, entre 30 de maio e 2 de junho, feriado de Corpus Christi e comemoração do aniversário de 112 anos de emancipação política de Resende Costa, é o principal destaque da edição de junho/2024 do Jornal das Lajes. Marcaram a programação musical os shows de Chico Lobo, na quinta-feira (30), abrindo a Mostra, e de Renato Teixeira, no sábado (1º de junho). No espaço do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), o público visitou exposições, feiras e oficinas. A Mostra foi criada com o objetivo de celebrar a vocação e o produto carro-chefe da economia da cidade: o artesanato.
“Tentamos manter sempre o tear como foco principal do evento, mas este ano entendemos que, em Resende Costa, há uma diversidade de artesanato além do tear. Temos outros artistas talentosos com peças belíssimas que também foram destaque. Realizamos oficinas de cutelaria, com fabricação de facas ao vivo, cerâmica e pintura, todas com excelente público durante todo o evento. Além disso, a Cozinha do Inconfidente destacou as mulheres vencedoras do III Concurso de Prato Típico Rural, que também foi um sucesso de público. A cadeia produtiva contou com um artesão diferente, trazendo uma nova proposta, porém mantendo o empenho e a beleza dos outros anos”, resumiu o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, Edmar de Assis.
Outro destaque de capa foi a agropecuária regional, com milho, soja e leite na liderança da produção na microrregião do Campo das Vertentes, com sede em São João del-Rei. A produção agrícola é de 775,98 mil toneladas, de acordo com os últimos dados disponíveis (2022) do IBGE-Cidades. Na pecuária, a produção de leite é de 303,25 milhões de litros. Outro aspecto relevante é a diversificação, com o surgimento de novas atividades como apicultura (mel) e aquacultura (tilápia).
O terceiro destaque é a série especial “Negócios que contam histórias”, com a trajetória do “Bar da Maura”.