O Carnaval 2025, em Resende Costa e em São João del-Rei, é o principal destaque da edição de março do Jornal das Lajes. Em Resende Costa, o carnaval foi marcado pelos tradicionais blocos e os dias oficiais da festa com DJs e shows diversos na Avenida. A organização do evento ficou a cargo da parceria entre a Prefeitura Municipal e a amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), buscando aproximar ainda mais a sociedade civil da maior festa popular do município.
Em São João del-Rei, o G.R.E.S. Vem Me Ver homenageou Resende Costa na avenida com o enredo “Tapetes: do tear imortal a capital nacional”, uma viagem por diferentes épocas e continentes que mostrou o papel dos tapetes e tecidos na construção de impérios, no fortalecimento de economias e na manifestação artística dos povos. “Da Pérsia antiga à Índia, do Egito à Rota da Seda, chegamos ao Brasil, onde a tecelagem encontrou solo fértil, especialmente em Resende Costa, a Capital Nacional do Artesanato Têxtil.”
Mas a grande campeã do carnaval de São João del-Rei foi a Escola de Samba Bate Paus com o enredo “Venha brincar, é pra valer! Anos 80, vamos reviver!”.
E na série “Negócios que contam histórias” o destaque é a Floricultura Maia, no coração de Resende Costa, que se tornou uma referência em arranjos florais e decorações para eventos. Por trás desse empreendimento, está Márcio José de Resende, um apaixonado pelo universo das flores, cuja história no ramo começou ainda na infância. “As noivas, ou aniversariantes, me contam seus sonhos e eu realizo.”
Outro destaque foi a terceira edição da corrida Pink Run, que abriu o calendário 2025 de corridas em Resende Costa, no dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Tradicional evento esportivo, organizado pelo casal Maraísa Resende e Luís Nei Resende, é voltado exclusivamente para o público feminino. A edição deste ano inovou ao abrir também para a participação de homens, porém mantendo o foco na valorização das mulheres no exporte.
Por fim, em “Ruas de Memória”, o colunista Edésio Lara destaca a Avenida Prefeito Ocacyr Alves de Andrade. Trata-se de uma avenida extremamente pequena, não tão diferente de outras que temos no município. Nela há duas casas de morada, um escritório de contabilidade, uma farmácia, uma clínica médica, que já foi residência, uma nova edificação que substituiu a casa do sapateiro Simão Salomão, demolida recentemente. Por fim, há a casa que pertenceu ao prefeito Ocacyr e que se tornou, recentemente, ponto de comércio de roupas, e o Teatro Municipal, que foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC).