Prados: reencontro da população com os pradenses ausentes no Corpus Christi
Há 18 anos que, na época de Corpus Christi, acontece o reencontro entre a população local de Prados, Minas Gerais, e os pradenses ausentes (que
Visite o site
Visite o site
Há 18 anos que, na época de Corpus Christi, acontece o reencontro entre a população local de Prados, Minas Gerais, e os pradenses ausentes (que
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 7 de junho, foi lembrado pelo jornal “Prados Online” de maneira especial, por meio de
Prados, em Minas Gerais, realiza nos dias 8 e 9 de junho, o encontro “Pradense Ausente” e a Festa do Tropeiro, durante o feriadão de
Prados para todos os gostos: “todas são encantadoras, são inesquecíveis, e todas elas cabem nessa cidade presépio”. No texto e fotos de Rodrigo Oliveira.
No fim de semana, entre os dias 19 e 20 de maio, o histórico município de Prados, em Minas Gerais, celebra o seu 319º aniversário.
A pradense Hipólita Jacinta, a única mulher que participou da Inconfidência Mineira, teve seus restos mortais depositados junto aos de outros 16 inconfidentes (inclusive Tiradentes)
A “Cidade da Música”, como é mais conhecida, é também terra de artesanato e berço de Inconfidentes, como Vitoriano Veloso, que dá nome à comunidade do Bichinho, e a fazendeira Hipólita Jacinta Teixeira de Mello. Em Prados, nasceu boa parte da história das Minas Gerais.
Quando o patriarca da família Resende, João de Resende Costa, emigrou-se da ilha de Santa Maria, nos Açores, para Minas Gerais, instalou-se no território da Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada, na então freguesia de Prados pertencente ao município de São João del-Rei. E foi na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Prados que João se casou, em 1726, com Helena Maria de Jesus, também açoriana só que de Vila da Horta, ilha do Faial.
Prados, “Presépio de Minas”, evoca não só beleza, mas também tradição e poesia, guardadas em suas estreitas e tortuosas ruas e em seu centro histórico de casario bem conservado.
O artesanato pradense, conhecido mundialmente, é um dos atrativos para turistas e lojistas de outras partes do Brasil. É o caso da comunidade Vitoriano Veloso, o famoso Bichinho, que fica no caminho de Tiradentes. Em meio a casas antigas, encontram-se oficinas e lojas de artesanato (com papel machê, lata, madeira, cipó, fios têxteis etc.) e deliciosos doces caseiros.
As paisagens no entorno da cidade, com destaque para a Serra de São José, são um atrativo para os amantes da natureza.
Informações turísticas
Secretaria de Cultura e Turismo
Rua José Silva Filho, 11, Centro – (32) 3353-6388
Agradecemos a pradosmg.com.br pelas imagens cedidas.
Visite o site Prados Mg
Visite também o site Tô na Trilha onde poderá ver Gastronomia, Hospedagem e outras informações.
Andreia Mosso
Alessandra Lommez
Antônio Egg Resende
Daniel Fonseca e Silva de Carvalho
Dauro José Buzatti
Domingos Barbosa
Fernando Chaves
Joaquim Alves
Jorge Manuel Santos Sousa Brito
José Melo
Marcos Rodrigues
Sergio Imperador