Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Destaques de capa da edição de maio-junho/2024 de “O Baluarte de Santa Maria”

Verdelho, Branco de Castas Tintas e Rosé são os três vinhos produzidos na ilha de Santa Maria e certificados pela IG-Açores que entram agora no mercado. Este é o principal destaque de capa da edição de maio-junho/2024 do jornal O Baluarte de Santa Maria, de Vila do Porto. Os três novos vinhos, com o nome Céptico, foram publicamente apresentados no dia 18 de maio, resultado do projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em contexto empresarial Santa Maria Wine Lab. Deu-se assim inicío à sua comercialização.

Foi um longo caminho trilhado pela Agromariensecoop. O projeto Santa Maria Wine Lab começou pela recuperação de vinhas nas zonas de Maia e São Lourenço, que passou pela reconversão das castas produzidas na ilha e termina agora com a produção integral de vinho na ilha. Assim, “terminamos aqui um primeiro ciclo que foi o Santa Maria Wine Lab, e inicia-se outro ciclo que é um desafio ainda maior do que este projeto, que é o crescimento e sustentabilidade da produção de vinho na ilha de Santa Maria”, disse Duarte Moreira, presidente da cooperativa.

Nesta edição, o Baluarte entrevistou o enólogo João Letras, que deu a conhecer um pouco mais do potencial destes vinhos. “Neste momento, a nossa adega tem capacidade para produzir 8 mil litros anual, mas esperamos aumentar, obviamente, essa produção e chegar a 12, 15 mil litros.”

Outros destaques de capa: Artista plástico Xico Gaivota, em Santa Maria para sensibizar os mais novos para o lixo marinho; Capelão militar (entre 1970 e 71) expulso do Exército por se opor à guerra colonial; e Santa Maria recebeu a final da 11ª edição do CanSat Portugal (projeto educativo destinado à construção de um modelo funcional de microssatélite por estudantes do ensino secundário).

Compartilhe:

Últimas postagens