Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Destaques da edição de março/2025 do jornal Notícias de Resende

A celebração dos 75 anos de “memórias e histórias” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende, no dia 15 de março, é o principal destaque da edição de mar./2025 do jornal Notícias de Resende. Durante a cerimônia, a Associação foi agraciada com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Prata, Distintivo Azul, atribuída pela ministra da Administração Interna e entregue pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro. Este prêmio “é um justo reconhecimento do trabalho incansável e da dedicação dos Bombeiros de Resende, que ao longo de 75 anos têm demonstrado um inestimável espírito de sacrifício e compromisso com a proteção e segurança da comunidade”.

Na oportunidade, o secretário fez um “cumprimento efusivo e de muita gratidão aos Bombeiros de Resende”, transmitiu “um abraço reconhecido ao comandante Sérgio Monteiro pela sua dedicação aos Bombeiros de Portugal e, particularmente, aos Bombeiros de Resende” e prestou homenagem a todos os Bombeiros e seus familiares. O presidente da Associação, Joaquim Alves, utilizou palavras como “recordar, celebrar e agradecer” para falar destes 75 anos de existência e do esforço coletivo de muitos que, ao longo do tempo, se entregaram à nobre causa e dedicaram parte significativa da sua vida ao voluntariado na Associação. Já o presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, expressou “profunda gratidão” pelo trabalho da corporação local, sublinhando que a dedicação e o espírito de missão demonstrados pelos bombeiros ao longo de várias décadas são “um verdadeiro exemplo de coragem e abnegação” e reafirmou o compromisso de continuar a apoiar a Associação “para que possa, sempre, cumprir com excelência a sua nobre missão”.

Outro destaque de capa é Festa das Cavacas que adoçou os milhares de visitantes que acorreram a Resende nos dias 29 e 30 de março. Durante dois dias, numa tenda no centro da vila, as tão afamadas Cavacas de Resende foram as rainhas da festa. Os visitantes, que compraram várias toneladas, tiveram a oportunidade de degustar as autênticas “fatias de pão leve”, preparadas de acordo com a receita tradicional, que todos gostam pela sua textura leve e cobertura irresistível. Para além das cavacas, no recinto do evento foi possível adquirir os vinhos da região, os licores, as compotas, o mel e o artesanato local, sendo uma oportunidade de apoiar os produtores locais. Como já é habitual, a festa contou com animação musical ao vivo, com apresentações de grupos de música tradicional e ranchos folclóricos, criando um ambiente festivo e acolhedor para todos os presentes.

Outros destaques são o 50.º aniversário do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, celebrado no dia 22 de março, e o tradicional Carnaval de Loureiro, que percorreu, no dia 2 de março, as ruas da vila de Resende, sem que nem a chuva nem o frio o impedisse.

 

Compartilhe:

Últimas postagens