“Cereja foi rainha no festival” é o principal destaque de capa da edição de junho/2024 do jornal Notícias de Resende. Durante dois fins de semana (1 e 2 e 8, 9 e 10 de junho), todos os caminhos foram dar ao Festival da Cereja de Resende, que atraiu milhares de pessoas de vários pontos do país.
No largo da feira, distribuídos em bancas próprias, cerca de 90 produtores e comerciantes de cerejas venderam, aos milhares de visitantes, várias toneladas deste fruto. Para além da venda da cereja, o evento foi pretexto também para a venda de produtos da região como as famosas cavacas, o artesanato, os vinhos, os licores e as compotas.
O programa englobou ainda muita animação de rua e música, além de diversas atividades para os mais novos. Um dos pontos altos foi o cortejo pela vila com carros alegóricos, que contou com a participação de cerca de 500 marchantes de todas as freguesias. A “Marcha da Cereja”, no dia 2 de junho, apresentou marchas populares em representação das 11 freguesias do concelho.
Após o desfile, teve lugar o espetáculo infantil “Rudy Show – Um Planeta de Sonhos”, no Jardim Municipal 25 de abril, que celebrou o Dia da Criança.
Outro destaque de capa foi o músico autodidata Manuel Miguel, natural de Paus, que aprendeu sozinho a tocar violino, devido à sua força de vontade e persistência por um instrumento que o apaixonava. Não sabe ler pautas musicais, “tocava de ouvido”, mas animou bailes, casamentos, festas e tocou no Rancho da freguesia durante 30 anos.
O terceiro destaque é a homenagem, no dia 11 de junho, ao padre e investigador Frei Henrique Pinto Rema, natural da freguesia de S. Romão, em sessão solene realizada nas instalações do Centro Cultural Franciscano, no Largo da Luz, em Lisboa. A iniciativa foi de seus confrades da Ordem dos Frades Menores de S. Francisco (OFM) e da Academia Portuguesa da História.