A inauguração do Espaço Cidadão Móvel da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), na freguesia de Barrô, é o principal destaque da edição de janeiro do jornal Notícias de Resende. A iniciativa, em parceria com o Município de Resende, arrancou na freguesia de Barrô, com a presença de autoridades municipais e regionais.
Esta viatura permite às localidades mais afastadas dos centros urbanos o acesso ao Espaço Cidadão e a uma Biblioteca itinerante com um acervo de cerca de 300 livros, de forma a combater as desigualdades. O Espaço Cidadão Móvel é um ponto de atendimento itinerante que conta com mais de 35 serviços públicos, que funcionam sem necessidade de agendamento. Nele podem ser tratados diversos assuntos relacionados com a Administração Pública.
A viatura, que vai percorrer as freguesias do concelho, em dias a agendar. Para o presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, “estas atividades de proximidade são fundamentais para que as pessoas se sintam cada vez mais confortáveis”. O presidente da Junta de Freguesia de Barrô, Joaquim Tuna, considera este “um serviço muito bom”, uma vez que “a nossa freguesia é muito dispersa, está longe da sede do concelho, os transportes públicos são escassos e temos uma população envelhecida”.
O secretário-geral da AMDT, Ricardo Magalhães, salientou a importância deste “serviço de proximidade que vai trazer às populações locais mais afastadas dos centros urbanos serviços do Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca itinerante e é um serviço que está a dar os primeiros passos”.
Outro destaque de capa é o tradicional “Cantar das Janeiras”, que numa noite reuniu a comunidade resendense no Auditório Municipal para assistir a um evento repleto de música e etnografia, proporcionado por grupos e ranchos folclóricos do concelho. No palco estiveram os participantes do Ateliê de Etnografia, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Sta. Maria de Cárquere, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de S. Cipriano, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade, o Grupo Danças e Cantares “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere e o Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô. A iniciativa valorizou a cultura popular, resgatando melodias e tradições que atravessam gerações.
E ainda o anúncio do início da requalificação de trecho da EN108 Lodão – Ponte da Ermida, em Baião, por parte da Infraestruturas de Portugal (IF). A empreitada envolve um investimento de 2,6 milhões de euros e visa dar continuidade à futura ligação de Baião ao território a Sul do Concelho através de uma via, melhorando ainda o acesso a Cinfães, Resende e Bigorne e garantindo a melhoria das ligações interdistritais”.
Já treinador resendense Marcos Antunes deixou o comando técnico da Seleção Nacional de Futsal de Angola, “na sequência de uma avaliação ponderada e rigorosa sobre a lisura do processo de definição da liderança técnica neste novo ciclo competitivo”, como explica. Ele ocupava o cargo de selecionador nacional de Futsal desde janeiro de 2022.