A 3ª edição do Mercado Medieval de S. Martinho de Mouros, que aconteceu de 2 a 4 de agosto, revelou-se “uma aposta ganha”, segundo os promotores, o Município de Resende e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros. Este é um dos destaques de capa da edição de Agosto/2024 do jornal Notícias de Resende.
Num cenário perfeito, proporcionado pela Igreja Românica de S. Martinho de Mouros, a comunidade e os visitantes recuaram até à época medieval, deixando-se contagiar pela alegria dos mercadores, pela animação dos grupos musicais e de teatro e pelas danças vibrantes inspiradas em memórias medievais e orientais. Foram diversos momentos de animação, com a participação dos trovadores medievais “Porta da Traição” e “Barro Negro”, Tribo Ta-Meri com as suas danças orientais, Teatro Assombrado “Contos e Fábulas”, “Viajantes do Tempo”, e “Dzubigon” Malabaristas.
O cortejo pelas ruas da vila de S. Martinho de Mouros teve a participação de todos os grupos de animação e, em frente à Igreja Matriz, os espetáculos de fogo. Tudo isto a par da gastronomia, mercado medieval, acampamento do povo e militar, acampamento hospitalário com instrumentos de tortura, passeios de charrete, torneio de tiro ao arco, carrossel medieval e jogos medievais, falcoaria com a Irmandade da Coruja, que fizeram com que a animação fosse constante em todo o espaço do certame.
Outro destaque de capa do NR foi o I Festival Uva Moscatel, dias 10 e 11 de agosto no largo da Igreja Matriz, por iniciativa da Junta de Freguesia de Barrô, com o apoio do Município de Resende. Para além de vários eventos musicais, culturais e esportivos, houve a feira de uvas moscatel e um desfile de tratores. A atuação do grupo “Estrela da Primavera” foi uma parceria com a Comissão de Festas em Honra de Santa Maria de Barrô. Durante os dois dias, oito produtores de uvas moscatel disponibilizaram o produto, e houve também venda e mostra de produtos regionais e de artesanato.
O teceiro destaque de capa foi a presença da Seleção Nacional de Futsal de Angola, ao comando do resendense Marcos Antunes, que faz estágio em Resende entre 19 de agosto e 7 de setembro. A seleção angolana está em fase de preparação para o Mundial do Uzbequistão.
Menção ainda ao “enorme sucesso” da 9ª Semana Cultural de S. Cipriano, que aconteceu entre os dias 12 e 17 de agosto, onde não faltou artesanato, exposições, animação e tasquinhas para degustação de iguarias. A iniciativa foi da Junta de Freguesia de S. Cipriano, com o apoio do Município de Resende. Na opinião do presidente da Junta, Aires Ferreira, a Semana Cultural “não poderia correr melhor. A adesão das pessoas foi enorme, o espaço esteve repleto, todas as noites as tasquinhas funcionaram muito bem, apresentando iguarias da nossa região, bons artistas e grupos a prencher as noites que, por sua vez, tiveram uma temperatura especial”. Ele atribui ainda o sucesso à presença de todas as associações da freguesia e aos visitantes.