O Carnaval de Loureiro, que apesar de alguma chuva animou as ruas da vila de Resende, é o principal destaque de capa da edição de Fev/2024 do jornal Notícias de Resende. Um cortejo, com muita música e dança, organizado pela Associação Cultural dos Amigos de Loureiro e Ermida em parceria com o Município de Resende, reuniu cerca de 200 figurantes, que deram vida à sátira política local, nacional e mundial. Vários temas foram abordados de forma alegre e divertida e centenas de pessoas, mesmo de guarda-chuva aberto, não arredaram pé.
“Portugal à deriva” e Medusas foi o 6.º tema apresentado, referindo-se à crise de regime que se vive em Portugal, num ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril. Resende apresentou nas suas máscaras as cavacas de Resende; Freigil e Miomães, as Águas Termais e o Penedo de S. João; S. Cipriano, a música; S. Martinho de Mouros, a Cereja; Felgueiras e Panchorra, o canastro e a capucha; e Barrô, as vinhas e o vinho. Como manda a tradição, não poderia faltar no Carnaval de Loureiro o tradicional “Enterro do Compadre e da Comadre”.
Outro destaque de capa é a entrevista do compositor Vítor Resende, um S. Ciprianense ligado à música desde muito novo. Frequentou o Curso de Percussão no Conservatório Regional de Gaia e também a Escola Jazz Ao Norte, no Porto. Depois de passar por várias Filarmônicas e Orquestras, atualmente é maestro da bicentenária Associação Musical de Freamunde; professor, desde a sua fundação, da Academia de Música de Resende; e um dos grandes compositores portugueses, com cerca de 200 obras originais.
E ainda: a canção composta pelo resendense Carlos Coelho na novela da SIC “Senhora do Mar”, que estreou dia 5 de fevereiro; o projeto de ampliação e requalificação do Seminário Menor de Resende, para a criação de um Lar Residencial para pessoas com deficiência mental e multideficiência e um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO); e, na política, Rita Diogo é a 2ª na lista de candidatos do Bloco de Esquerda e Jorge Caetano, diretor de campanha do PS-Viseu.