Considerado o berço da família Resende no Brasil, Lagoa Dourada é também o local onde foi desenvolvido o jumento da raça Pêga e a terra do famoso rocambole (feito de ovos, farinha de trigo, açúcar e recheio principalmente de doce de leite).
Foi no território da Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada, na então freguesia de Prados, município de São João del-Rei, que o patriarca da família Resende, o mariense/açoriano/português João de Resende Costa, se instalou entre 1716 e 1718. Depois de se casar com a também açoriana Helena Maria de Jesus, originária da ilha do Faial, em 1726, na igreja Nossa Senhora da Conceição de Prados, o casal estabeleceu-se na Fazenda do Engenho Velho dos Cataguases em Lagoa Dourada, que assim se tornou o solar dos Resendes.
Esta fazenda, que anos mais tarde sofreu vários desmembramentos e deu origem à Fazenda do Engenho Grande dos Cataguases, veio a pertencer ao coronel Eduardo José de Resende, que desenvolveu o jumento Pêga, raça reconhecida oficialmente e difundida em todo território nacional por gerar animais resistentes e dóceis. Foi também nesta fazenda que o Imperador D. Pedro II se hospedou em sua última viagem à região.
Em 2017, Lagoa Dourada tornou-se oficialmente a “Capital Mineira do Rocambole” (lei estadual) e, em 2023, ganhou o status de “Capital Nacional do Rocambole” (lei federal). Atualmente, na cidade existem mais de uma dezena de fabricantes de rocambole, agroindústria que começou há mais de 100 anos com o imigrante libanês Miguel Youssef.
Fontes: Portal Lagoa Dourada e Jornal das Lajes