Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Resende: destaques de capa da edição de abril/2025 do jornal Notícias de Resende

A Academia de Música de Resende (AMR), fundada pelo município em 2008, é o principal destaque de capa da edição de abril/2025 do jornal Notícias de Resende. Ao longo dos anos, a AMR tem sido um pilar fundamental na formação artística dos jovens talentos, promovendo a educação musical e o acesso à cultura como motores de desenvolvimento pessoal e comunitário. Em entrevista ao NR, a vereadora da Cultura, Carla Costa, falou do “investimento considerável” que o município continua a fazer nesta instituição de ensino musical, considerando “gratificante constatar que a missão da AMR se encontra a ser cumprida”. Ela realçou o papel da equipe de profissionais “que faz a diferença no trabalho que desenvolvem diariamente com todos os alunos”, o que tem permitido o crescimento da Academia e um maior  interesse da comunidade pela aprendizagem da música.

Outro destaque é a Unidade de Internamento de Convalescença (UIC) da Casa do Povo de Resende que vai ser criada na freguesia de Paus. O anúncio da UIC, que representa um investimento de 2 milhões de euros, foi feito no dia 23 de abril em Diário da República. A candidatura foi aprovada pela Casa do Povo no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). Trata-se de um sonho com mais de 10 anos que vai permitir criar 50 postos de trabalho e tem capacidade instalada para 30 camas. Esta Unidade é uma estrutura de saúde que integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) em Portugal, destinada a pessoas que estão em processo de recuperação após uma doença aguda, cirurgia ou internamento hospitalar.

Já a Associação Empresarial de Resende (AER) voltou a reunir o melhor do empreendedorismo local na Gala do Empresário 2025, realizada na noite de 11 de abril, na Quinta do Outeiro. O evento celebrou a inovação, o esforço e a resiliência do tecido empresarial do concelho, destacando os protagonistas que marcaram o último ano com o seu contributo para o desenvolvimento económico e social da região. Empresas, empresários e instituições foram homenageados com distinções como os Prêmios PME Líder e Excelência, Parceria e Empresário do Ano – galardões que reconhecem trajetórias de impacto e compromisso com o progresso local.

Outro destaque foi a Páscoa diferente vivida este ano na aldeia da Panchorra, por iniciativa da Associação Rostos Panchorrenses, que  manteve vivas tradições antigas como cozer o pão da Páscoa e realizar várias iniciativas de caráter cultural e lúdico. No sábado antes do dia de Páscoa, logo pela manhã, os membros da Associação e alguns habitantes da aldeia deitaram mãos à obra e amassaram a farinha de milho e trigo num tabuleiro de madeira, conforme se fazia antigamente. Seguiu-se a oração a S. Mamede para que a massa crescesse e esta foi coberta com um pano branco de linho. Depois de repousar cerca de duas horas e já com o forno quente, cedido pelo ferreiro Sr. Manuel e por D. Cassilda, o pão começou a entrar no forno. Fizeram cerca de 40 bolas de carne e 30 broas de pão que venderam e algumas foram doadas. Além da iniciativa do pão, confeccionaram uma sopa como a de antigamente e um arroz de salpicão com feijão que, como
dizem, “foi um sucesso”.

Por fim, a adesã9 da Biblioteca Municipal de Resende à BiblioLED, um serviço inovador de leitura digital, que disponibiliza e-books e
audiolivros acessíveis a qualquer momento no telemóvel, tablet ou e-reader. Assim, basta efetuar o registro na plataforma de empréstimo online: https://ts.biblioled.gov.pt/sign_in, escolher os títulos e começar a leitura ou audição durante 21 dias. Com a BiblioLED, os leitores têm agora à sua disposição um catálogo rico em autores, títulos, histórias e personagens, disponível em qualquer momento, todos os dias da semana, ao longo de todo o ano. Esta plataforma de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros é administrada pela DGLAB, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e gerido pelas diferentes redes intermunicipais e redes metropolitanas de bibliotecas, no âmbito de um projeto financiado pelo PRR.

Compartilhe:

Últimas postagens