Uma entrevista com os irmãos Alípio e Valdemar, cuidadores de despedida, é o principal destaque da edição de outubro/2024 do jornal Notícias de Resende. “É muito difícil lidar com a morte”, eles resumem numa frase. Alípio e Valdemar Teixeira são agentes funerários no concelho de Resende, Portugal, há mais de 30 anos. A funerária vem do tempo do avô, que passou depois para o pai e para o tio e Alípio e Valdemar deram continuidade à atividade, na qual participam desde muito novos, e que encaram com “muita responsabilidade, honestidade” e sempre a pensar no apoio às famílias. Ao NR falaram da evolução da profissão, dos serviços que prestam e de uma profissão “desgastante” que custa muito, sobretudo, “quando se trata de pessoas amigas, crianças e jovens”.
Outro destaque é o Passeio Sénior anual que o Município de Resende promoveu, dia 5 de outubro, proporcionando um dia de convívio e lazer a cerca de 1000 seniores do concelho. A iniciativa juntou 20 autocarros (ônibus) com munícipes de todas as freguesias de Resende que rumaram à Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora. Foi uma tarde com muita animação, proporcionando momentos de convívio, boa disposição e muita alegria.
Já a III edição da Festa da Lavoura, nos dias 12 e 13 de outubro, em Felgueiras, recebeu o secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira. E, mais uma vez, se traduziu numa iniciativa solidária, com 1000 quilos de batatas colhidas sendo oferecidos a cada uma das três IPSS´s (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho: Santa Casa da Misericórdia, Casa do Povo e Irmandade São Francisco Xavier. A arranca das batatas “é um exemplo concreto de como a terra, quando valorizada, pode ser um instrumento de solidariedade”, destacou o presidente da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, Nuno Pereira.
E ainda o destaque para Maria do Loreto que celebrou, dia 28 de outubro, 100 anos de vida com um sorriso que acolheu todos ao seu redor e muita alegria. Ao longo deste século, ela construiu uma família, ensinou valores e inspirou os que tiveram o privilégio de a conhecer. É, atualmente, a pessoa mais velha da freguesia de Cárquere. Casou-se com José Pinto e teve sete filhos (dois faleceram a nascença), 12 netos e 11 bisnetos.
Sepulturas especiais
Menção ainda ao artigo (página 4) “No ´Mês de Finados´ Sepulturas especiais nas igrejas do concelho”, do padre e historiador Joaquim Correia Duarte. Ele relata que se manteve nas igrejas de S. Martinho de Mouros, de S. Pedro de Paus e de S. João de Fontoura, em Resende, os vestígios ou sinais da prática multissecular de sepultamento dos corpos dos cristãos falecidos no chão e nos adros das igrejas; isto, embora em 1835 um decreto do governo tenha proibido a sepultura dos corpos fora dos cemitérios. “Havia, porém, excepções a esta regra. Padroeiros das igrejas ou pessoas de grande relevo social conseguiam lugares especiais de sepultamento nas igrejas. De tais especiais sepulturas há, ainda hoje, vestígios, nas seguintes igrejas do nosso concelho: SS. mo Salvador de Resende, Santa Maria de Cárquere, S. Miguel de Anreade, S. João de Miomães, Santa Maria de Freigil e Igreja do Convento de Barrô.”
Outra reportagem, na página 5, relata a premiação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Resende, pelo 4.º ano consecutivo, em evento realizado, dia 19 de outubro, no Auditório Municipal de Resende. Os alunos do 5.º ao 7.º ano, na parte da manhã, e os do 8.º ao 12.º ano, à tarde, receberam dois tipos de prêmios: os Prêmios de Excelência que reconhecem os alunos que revelaram excelentes resultados acadêmicos no final do ano letivo e os Prêmios de Mérito e Valor, que valorizam os alunos que demonstraram excelentes atitudes cívicas e sociais.