O Museu Aristides de Sousa Mendes, na Casa do Passal, deverá ser inaugurado no próximo dia 19 de julho, na Freguesia de Cabanas de Viriato (Município de Carregal do Sal). O diplomata português, natural de Cabanas de Viriato, salvou a vida de mais de 30.000 refugiados do terror nazista durante a II Guerra Mundial.
Como parte dos preparativos para o evento, os presidentes das Juntas de Freguesia de Vilar Formoso (Município de Almeida) e Cabanas de Viriato, acompanhados de artistas plásticos, reuniram-se no encontro de trabalho “Pelos Caminhos de Aristides Sousa Mendes” para dinamizar e potenciar, em conjunto, a cultura e o turismo em torno do “Cônsul sem Medo”. As duas localidades estão associadas à história de Aristides Sousa Mendes.
Na ocasião, visitaram o museu de Vilar Formoso “Fronteira da Paz”, para enfatizar os laços de amizade e de proximidade entre duas localidades que partilham a história de Aristides de Sousa Mendes. Tratou-se de um momento de reflexão e troca de experiências entre as freguesias, que enfrentam diariamente problemas, desafios e oportunidades semelhantes.