Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Destaques da edição de Abril/2024 do jornal O Baluarte de Santa Maria

“Recordações de Abril” é o principal destaque da edição de abril/2024 do jornal O Baluarte de Santa Maria.  Com duas entrevistas (em quatro páginas), o jornal assinala os 50 anos da “Revolução dos Cravos”, com o testemunho de João de Sousa Braga, antigo diretor d´O Baluarte de Santa Maria, que nasceu em 1944 na freguesia do Espírito Santo. Controlador de tráfego aéreo em Santa Maria, foi deputado pelo Partido Socialista (1988-92) e vereador da Câmara Municipal de Vila do Porto. Para ele, “O  ´25 de Abril´ foi a melhor coisa que aconteceu aos portugueses”. A entrevista assinala também “a passagem dos 47 anos de ressurgimento d´O Baluarte de Santa Maria, quando a 1 de Maio de 1977 é iniciada a II Série deste título por João de Braga, Arsênio Puim e José Dinis Resendes”.

Na outra entrevista, a tatuadora Diana Gomes apresentou, em Santa Maria, a sua obra “Ultramar na Pele” com fotos de Rui Caria. “É uma obra que retrata as marcas inigualáveis deixadas pela Guerra Colonial nos ex-combatentes. Para a autora, além das histórias e lembranças trágicas, este conflito deixou uma herança marcada na pele dos combatentes: as tatuagens do Ultramar. Estas tatuagens são registos feitos no corpo pelos soldados, pelas mais diferentes razões. São 21 testemunhos de ex-combatentes que contam as histórias por detrás das linhas tatuadas nos seus corpos.”

Outra chamada de capa é o “Espetáculo de dança ´Tidal Wave´ sobre a nossa relação com a Terra”, que estreou no dia 25 de Abril no Atlântida Cine. Dança contemporânea da SQX Dance Company, com coreografia de Carmen Moreira, luso-descendente a residir em Santa Maria. Além de dança, o projeto inclui intercâmbio e oficinas escolares.  Destaques ainda para o “Programa de Valorização dos Impérios do Divino Espírito Santo de Santa Maria”, do Município de Vila do Porto, e  as “Insígnias Autonômicas no Dia da Região” que serão conferidas a José Humberto Chaves e Agostinho Coelho, entre outras 31 personalidades e instituições, pela Assembleia Legislativa dos Açores.

 

 

Compartilhe:

Últimas postagens