Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Festa da Labareda fecha os eventos de verão em Resende  

É a última festa do Verão e tem a particularidade de a iluminação tradicional dar lugar às labaredas produzidas por fogueiras. Esta é a Festa da Labareda que anima Resende, norte de Portugal, durante dois finais de semana (de 22 a 24 de setembro e de 27 de setembro a 1º de outubro). O programa é diversificado, com muita animação, gastronomia, artistas de renome, apresentações de bandas filarmônicas e grupos folclóricos, fogos de artifício e venda de artesanatos da terra.

O dia 29 de setembro é feriado municipal, data comemorativa a São Miguel Arcanjo. A Festa da Labareda surgiu no âmbito da Feira Anual de São Miguel, que acontecia neste dia em tempos imemoriais. A data marcava (ainda marca) o final das colheitas e a mudança dos caseiros, que, por opção ou por despedimento, mudavam de quinta. Era o momento de avaliar os animais da quinta e comercializá-los. Isso acontecia na Feira de São Miguel.

O interesse pela feira levou a que se instituísse o feriado municipal no dia de São Miguel. Daí foi natural o caminho para a feira se transformar em festa – nas Festas do Concelho. Em meados do século passado, a autarquia organizou um grande arraial no pátio da antiga Câmara Municipal. No ano seguinte, a festa passou a realizar-se no Jardim Municipal. Numa altura em que as noites começam a ficar frias e escuras, surgiu a ideia de acender fogueiras no recinto. O povo gostou da ideia e a festa passou a chamar-se “Festa da Labareda”.

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Últimas postagens