O município de Nova Resende, em Minas Gerais, completou em 10 de setembro, 98 anos de história. As comemorações começaram na “Quarta Cultural” com a apresentação da Banda Lira Musical e prosseguiram com outros eventos como desfile e apresentações de crianças e jovens alunos das escolas locais, além de maquinaria agrícola. Assim, daqui dois anos, Nova Resende comemorará o centenário de emancipação política.
Com o nome de Santa Rita, surgiu a povoação em torno de uma capela construída em área doada por Domingos Rodrigues de Lima, João Dias da Silva e Manuel Rodrigues de Lima, de acordo com Edital de Patrimônio da Capela de Santa Rita publicado pelo Bispado de São Paulo em 4 de janeiro de 1823. Entre os outros doadores do Patrimônio da Freguesia de Santa Rita do Rio Claro, estava o Tenente Coronel João Gonçalves de Rezende. De Lagoa Dourada, ele foi para São Carlos do Jacuí e, em seguida, para Santa Rita por volta de 1830. Casou-se com Inocência Maria de Jesus e, ao falecer em 25 de agosto de 1857, deixou nove descendentes em Santa Rita, Juruaia e Muzambinho.
Em 1866, o povoado tornou-se Freguesia de Santa Rita do Rio Claro, pertencendo a Jacuí. Em 1875, passou a vincular-se a Passos e, em 1878, a Cabo Verde. Devido à grande plantação de café, por volta de 1880 era popularmente chamada de “Santa Rita do Café ou dos Cafezais”. O capitão Francisco Anacleto de Rezende, neto de João Gonçalves, foi o primeiro vereador de Santa Rita junto às Câmaras de Passos e Cabo Verde.
Em 1901, Santa Rita voltou a pertencer a Passos quando foi elevada a vila, com o nome de “Vila Nova de Rezende”. A emancipação política de Nova Rezende veio em 2 de janeiro de 1902, com a instalação da vila. O primeiro presidente da Câmara Municipal e agente executivo (espécie de prefeito) foi o major Cândido Carvalho de Rezende, neto de João Gonçalves.
Em 24 de janeiro de 1925, a vila passou a pertencer à Comarca de Muzambinho com a grafia “Nova Resende”. Em 10 de setembro do mesmo ano (Lei 893), a vila foi elevada a cidade.
A foto foi extraída da página no facebook “Falando de Nova Resende” onde se encontram várias outras fotos.