Tudo Sobre a RCR

Home | Notícias | Vídeos

Santa Maria, Açores, recebe Centro Tecnológico Espacial em 2023

“Prevê-se que no primeiro semestre (de 2023) se iniciem as preparações para desenvolver as infraestruturas do Centro Tecnológico Espacial”, avançou Paulo Quental, coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA Espaço). Ele falou aos jornalistas, no Atlântida Cine em Vila do Porto, após o Fórum Autonômico, cuja temática incidiu na Estratégia dos Açores para o Espaço, dando início à Visita Estatutária do Governo Regional dos Açores na ilha de Santa Maria.

Segundo Paulo Quental, a “escritura de doação do terreno da Câmara Municipal de Vila do Porto para a Agência Espacial Portuguesa” decorrerá durante o “mês de janeiro”, prevendo que a instalação do Centro Tecnológico Espacial em Santa Maria arranque já em 2023, com espaço no Cartódromo. Ele destacou que serão necessárias algumas intervenções no que diz respeito à obra: “o primeiro passo terá de ser uma nova vedação, a limpeza do terreno e, já está em desenvolvimento, o “feasibility study” para o Space Rider”, acrescentando ainda a necessidade de instalação de “outras infraestruturas”.

“Paralelamente serão colocadas outras infraestruturas que apoiem atividades como os balões estratosféricos, os aviões hipersônicos ou até mesmo para a integração de componente de lançadores que possam servir os voos suborbitais”. Quanto ao Space Rider, o coordenador da EMA-Espaço adiantou estarem a ser “estudadas as necessidades” para acolher a sua aterragem.

Paulo Quental assegurou, ainda, a “inovação” e a “permanência” da Estação ESA (European Space Agency) em Santa Maria, a única em todo o território nacional. “O Porto Espacial não é a galinha dos ovos de ouro”, apontou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, afirmando ter-se desenvolvido uma “ilusão” em volta do projeto do Porto Espacial. O Porto Espacial “é uma parte de uma cadeia de valor dos serviços de lançamento e, para que de facto tenha relevância estrutural numa região, é necessário que as outras componentes de valor estejam preenchidas”. Ele relembrou aos presentes de que “todos nós temos a experiência de que nada acontece do dia para a noite”.

“Joia da Coroa”

José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, referiu-se a Santa Maria como a “Joia da Coroa” relativamente à Estratégia dos Açores para o Espaço, tendo assegurado a todos os marienses e açorianos não existirem motivos para “dúvidas” no que toca ao projeto do Centro Tecnológico Espacial. “Nós não perdemos a oportunidade, não perdemos a nossa competitividade, nem o compromisso e a responsabilidade governativa e política de lançar este projeto”, concluiu Bolieiro no encerramento do Fórum Autonômico.

 

Compartilhe:

Últimas postagens